sábado, 29 de janeiro de 2011

O NOME



Apesar do blog não ter tido quase ou nenhum acesso, devido o meu pouco tempo de empenho na divulgação e até na elaboração de posts, sei que os visitantes irão questionar: Por que esse nome?

Bom, nem eu sei bem ao certo, mas me veio a cabeça uma editoria focada na crítica à cultura, filosofia, ciência e outros ramos de conhecimento, sociedade e levemente política.

Tá: e Por que o nome?

Com essa editoria claro que serei bastante incisivo ao discorrer sobre cada item, e muitas vezes "escrotiarei" com certos personagens.

Escrotiar é um neologismo vindo do jargão, escroto, termo que vem da biologia, saco escrotal, mas que aqui vem sendo usado com outro sentido, como: ser grosso, austero por extremo,... e o neologismo significa tomar algo/alguém como alvo e ser grosso com este.

Tá: e Por que o neologismo escrotiar está acompanhado do prefixo Socio?

Bom, uma vez que se escrotia socialmente já é um motivo. Também existe o ponto em que o nome é de modo sonoro parecido com as palavras Sociocracia e Sociopatia, duas condições humana repugnáveis do ponto de vista moral. Há quem vê no primeiro uma válvula de escape para os problemas da organização política do sociedade e outros acreditam no segundo como um escape para seus próprios problemas, solucionados na base da injustiça.

Esse parágrafo parece apocalíptico e até inaplicável à realidade, mas se analizarmos as covardias gratuitas no cotidiano e a corrupção nada meticulosa (sim, pois nesta terra de Cabral ninguém precisa ser discreto pra ser pervertor do sistema), isso é perfeitamente entendível.

Desta forma, termino o post de boas vindas, que curiosamente não é o primeiro.

Um comentário:

  1. Adorei este nome ! Qndo vi pela 1º vez fiquei o maior tempão tentando descobrir o q significava ! Então esta explicação veio bem a calhar ! rs .. Até eu vou começar a utilizar o termo " escrotiar" ehehe. Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir