sexta-feira, 25 de março de 2011

Arruda contra-ataca


Nesta quinta-feira, 17, foi publicado no site da Revista Veja, uma entrevista do ex-governador de Brasília, José Arruda, que revela propina à Senadores e Deputados do DEM.

Na matéria, Arruda revela que muitos políticos do DEM que recorreram a ele nas necessidades, para financiamento de campanha, para propagandas políticas na TV e favores pessoais, o “esculhambaram” na TV, ao ser preso, por isso ele resolveu agora revelar mais detalhes de seus “pequenos favores” políticos

Arruda citou na reportagem o Senador Agripino, Senador Demóstenes Torres e o Deputado Ronaldo Caiado.

“(...)Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV) (...) O senador Demóstenes me procurou certa vez, pedindo que eu contratasse no governo uma empresa de cobrança de contas atrasadas. O deputado Ronaldo Caiado (...) levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília.”

No texto, Arruda é questionado se o mesmo se considera corrupto. Ele responde dizendo que jogou o jogo da política brasileira”. O ex-governador também degenera a profissão política ao afirmar que “Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso”. Infelizmente concordo com ele, pois é o que tenho observado nas ultimas campanhas. Contudo, é preciso pegar esse trecho e repensar a política brasileira. Precisamos voltar a nos enriquecer ideologicamente, começando por uma reforma partidária, já que com essa “salada” que temos, fica indistinguível “a olho nu” quem é esquerda e direita, devido as incongruências existentes e cada vez mais sólidas. Sobre isso, o exemplo mais atual da história do Maranhão, foi quando o ex-presidente Lula, maior representante do PT na época, pela figura e cargo que tem (ou tinha), apoiou explicitamente a campanha da atual governadora Roseana Sarney, enquanto o PT do Maranhão vetou o apoio, provocando uma disputa interna. O que é isso? Esqueceram o significado e a função de PARTIDO POLÍTICO?!

Outro ponto a se destacar da entrevista foi o trecho em Arruda discorre sobre o fato de que mesmo os mais honestos dos políticos já foram ajudados por ele. O ex-governador cita Marco Maciel e Cristovam Buarque.

“Ajudei dois dos políticos mais decentes que conheço. No final de 2009, fui convidado para um jantar na casa do senador Marco Maciel. Estávamos eu, o ex-ministro da Fazenda Gustavo Krause e o Kassab. Krause explicou que, para fazer a pré-campanha de Marco Maciel, era preciso 150 mil reais por mês. Eu e Kassab, portanto, nos comprometemos a conseguir, cada um, 75 mil reais por mês. Alguém duvida da honestidade do Marco Maciel? Claro que não. Mas ele precisa se eleger. O senador Cristovam Buarque, do PDT, que eu conheço há décadas, um dos homens mais honestos do Brasil, saiu de sua campanha presidencial, em 2006, com dívidas enormes. Ele pediu e eu ajudei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário