sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sarney: um monstro da política

"Só o amor pela vida pública me afasta do meu bem estar pessoal" disse José Sarney durante a sua posse recente como Presidente do Senado Federal



Se existe um dinossauro da política em atividade, sem dúvida seu nome é José Ribamar Sarney de Araujo Costa ou só José Sarney, político e literata desde 1954. Só pra citar os cargos mais importantes de sua carreira: governador do Maranhão de 1966-1971, presidente do Brasil em 1985-1990, presidente do Senado Federal de 1995-1997, 2003-2005, 2009-2011, sendo que nesta semana teve o seu mandato renovado. Ah! no seu curriculum político também entra monopolizador do Maranhão (como pude me esquecer disso?!).

José Sarney é visto pela maioria dos maranhenses como ditador, tirano, explorador, e o maior culpado pelo atraso econômico e social que vive o Estado. Se é de consenso, então não interessa a esse post se delinear desta forma. Então vejamos só: Sarney foi eleito a Presidente do Senado Federal nesta semana com 70 de 81 votos, ou seja, maioria esmagadora. Como pode alguém agradar tanto à classe dos políticos se a população vê com completa reprovação à figura política deste ser?!

Sarney coleciona partidos políticos e alianças durante sua trajetória. De partidos foram: PSD, UDN, ARENA, PDS e, atualmente, PMDB. As grandes alianças foram, no passado, o ex-Presidente Castelo Branco, o ex-Presidente João Figueiredo, o ex-Presidente Tancredo Neves, o ex-Presidente Itamar Franco e o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso; no presente, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mais popular de todos, e Dilma Roussef, atual presidente. Com apoio de tantos grandes, Sarney construiu sua força e influência política.

Se existe um divisor de águas nessa história, eu considero o evento de quando o ex-presidente Lula, que em 2004 esteve em Imperatriz para participar de um comício pela campanha de Jomar Fernandes. No episódio, o ex-presidente tece palavras de repúdio à José Sarney e sua filha, Roseana, atual governadora do Maranhão. Em um trecho, Lula diz: "Olha, eu vou contar uma coisa pra vocês. Eu, quando vejo na imprensa de São Paulo as pesquisas dizendo que a Roseana Sarney é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão... Eu conheço o Maranhão, gente. Já andei de carro e de ônibus neste Estado (...). Aí eu fico imaginando por que é que ela aparece bem nas pesquisas". O ex-presidente também, ataca a imagem de Edson Lobão, atual Senador, dizendo que ele tem uma empresa de comunicação (TV Difusora Sul) e que ela é usada para fins eleitoreiros, atitude essa considerada crime.

Com todo esse ataque, Lula declarou até onde vai sua oposição aos governos sarneysistas. SERÀ?! Vejamos:

Durante seu governo, Lula manteve a base governista com José Sarney, e em 2009, apoiou a candidatura deste à presidente do Senado Federal e ainda o defendeu do movimento que surgiu no twitter, #ForaSarney, naquele mesmo ano, que pedia a saída do atual presidente do Senado Federal com a justificativa que o mesmo estava empregando parentes em cargos públicos (nepotismo). É irônico a atitude de Lula em defesa de Sarney, uma vez que, quando o pmdbista foi presidente, em 1985, o petista teceu críticas ferrenhas ao seu governo. Tá bom ou quer mais?

Atualmente, durante a campanha de 2010 para Senador e Governador, Lula apoiou explicitamente a candidatura de Edson Lobão e Roseana Sarney, respectivamente. Essa atitude provocou uma rixa entre o PT do Maranhão e o PT nacional. Essa iniciativa de Lula, levando em conta seu discurso em Imperatriz, é a prova que "palavra de político ninguém escreve". Ainda quer mais?

Lula, um mês antes de entregar o cargo de presidente à Dilma, revelou que em 2005, durante o escândalo do mensalão, usou a imagem de José Sarney para ameaçar a oposição. O discurso abaixo foi dado por Lula durante visita à Usina Hidrelétrica do Estreito - MA.

“Uma vez o Sarney foi conversar comigo e eu disse: Sarney, eu só quero que o senhor diga lá dentro (Congresso Nacional) o seguinte: Se eles [oposição] tentarem dar um passo além da institucionalidade, eles não sabem o que vai acontecer neste país”.

Assim, depois de tantos exemplos, percebe-se que Sarney apóia quem está no poder, e que, principalmente, mesmo odiado por muitos, é poderoso, e é melhor tê-lo como aliado do que como oposição. Lula percebeu isso a tempo de salvar seu governo, que esteve em uma profunda crise em 2005.

Sarney, então, confirma seu poder. Por isso, "entra em campo" Fernando Sarney, empresário e superintendente do grupo Mirante de Comunicação, além de ser filho de José Sarney. O grupo com a superintendência de Fernando Sarney, construiu uma ideologia e a imagem de Sarney, procurando defendê-lo do ataque da oposição. Assim, Sarney se fortaleceu ainda mais e formou uma oligarquia, que até hoje atua no Maranhão. E não venham me dizer que isso é utopia, pois certa vez, foi publicado no Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, um diálogo entre Sarney e seu filho, Fernando Sarney, ocorrido em 17 de abril de 2009, perguntando sobre as investigações em seu nome sobre o uso da rede Mirante de Comunicação para fins eleitoreiros. O curioso é que a data do diálogo e de uma dia depois da posse de Roseana Sarney, após a cassação de Jackson Lago.

Posteriormente, Agaciel Maia, diretor geral do Senado desde 1995, por indicação de José Sarney, usou o irmão João Maia (PR-RN), para esconder da justiça, desde 1996, uma casa no nome de Sarney no valor de R$ 5 milhões. Pressionado, Agaciel se demitiu.

Também, muitos estudiosos já se referiram ao período de dominância política de Sarney como a oligarquia mais antiga do país em vigência. A prova disso é que os Sarney's estão milionários, enquanto o Maranhão tem um dos piores índices econômicos do país, juntamente com o IDH.

Enfim, Sarney construiu um império, monopolizou muitos setores a benefício próprio, uma vez que existem vários imóveis luxuosos no nome dele espalhados pelo Maranhão, dentre eles, uma ilha, e, de certa forma, Sarney é um dos personagens mais ricos em escândalos políticos do Brasil. Só em 2009 foram 25 que eu contabilizei. Contudo, frente aos exemplos a cima, relatá-los seria perda de tempo, pois o objetivo do post já foi alcançado. Mas, devo admitir: sou estudante de jornalismo. Não usar do "outro lado da moeda" seria transformar Sarney em um espantalho, e sei que os relatos posteriores que irei fazer são desprezados pela mídia, que de forma alguma é imparcial.

José Sarney não é de todo um político ruím. Em 1985 [na minha concepção], quando foi presidente do Brasil, sua política de apoio a redemocratização, que viria a se consolidar em 1988, é extremamente louvável, que, mesmo enfrentando uma poderosa inflação, certamente o principal problema a ser resolvido, a vitória, sem dúvida foi da democracia e do movimento pelas "Diretas Já".

Outro ponto a ser destacado de sua vida pública é a sua segunda atividade, como literata. Autor de inúmeras obras literárias e/ou acadêmicas, que lhe rendeu uma cadeira na Academia Brasil de Letras (ABL). Mas, há muitos que desprezam seus livros, como Millôr Fernandes que disse que a obra, Brejal dos Guajas, se tratava de "uma obra-prima sem similar na literatura de todos os tempos, pois só um gênio poderia fazer um livro errado da primeira à última frase". Afirmou ainda que "em qualquer país civilizado Brejal dos Guajas seria motivo para impeachment".

Sarney, amado ou odiado? Ou talvez é amor e ódio?!

Fica esse questionamento.

Como conclusão quero evocar a todos que tirem os Sarney's do poder. O Maranhão está estagnado economicamente a décadas e o povo sofre com o descaso. Fernando Sarney tem um arma muito forte em mãos. Roseana é governadora do Maranhão, mesmo depois de tantos escândalos, e pior, pois, na eleição passada venceu com esmagadora maioria em Imperatriz, lugar que é declaradamente território inimigo dela, reafirmando a força dessa oligarquia, e claro que Lula foi essencial nisso. E também, Sarney Filho, líder do PV e deputado pelo Amazonas. Todos os três terão a missão de dar continuidade à oligarquia que a mais de 50 anos seu pai administra, e se isso acontecer, o destino do Maranhão não é nada glorioso para seu povo.


#FORASARNEY !!!

Referências:

- http://www.correiodeimperatriz.com.br/?p=847

-http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,antigo-ataque-de-lula-a-sarney-e-sucesso-na-internet,404458,0.htm

2 comentários:

  1. O Jovem Aluisio Junior, educador físico e ex-PMDB Jovem de Imperatriz, me disse uma vez que o veinho tem historia e isso é algo que temos que engolir a seco...

    ResponderExcluir
  2. Sarney é um monstro nova proposta de lei: Impedir o ibama de multar as pessoas quando há desmatamento. Ve se tem cabimento. Tomara que tu morra Sarney!!!! TE ODEIOOOOOOOOOOOOO!!! ARDA NO INFERNO!!!

    ResponderExcluir